Secretaria: Inscrições online

 

Boletim Inscrições Agente
Boletim Inscrições Árbitro
Boletim Inscrições Final

A FPC informa que se encontram abertas as filiações para a época 2018 de Associados e Agentes, a partir do dia 16/12/2017.

Qualquer inscrição na época 2017, a decorrer até 31/12/2016 deve ser realizada de forma manual.

Mais uma vez será utilizada a plataforma online para a filiação de associados e agentes na nova época desportiva.

Chamamos à atenção para a necessidade de fazer upload de fotografias com qualidade e dentro dos requisitos baixo mencionados.

Relembramos ainda que apenas os novos agentes e as mudanças de categoria terão necessidade de fazer upload de nova fotografia.

Esta fotografia deve cumprir os seguintes critérios:
- Fotografia a Cores
- Alta qualidade
- Proporção 4 x 5 (largura x altura)
- Tem de mostrar a cara e ombros
- Fundo monocromático

O envio da fotografia deve ser preferencialmente através do upload em ficheiro digital na plataforma online, porém poderá também ser enviada por CTT juntamente com o processo manual do agente ou por correio eletrónico.

Estará, também a partir de hoje, disponível o novo formulário em papel, de inscrição e revalidação de agentes e associados, de forma a todos os interessados poderem proceder às inscrições de forma manual. De referir que as inscrições online terão sempre prioridade perante as restantes.

Alertamos para todos os associados procederem à inscrição dos seus atletas com a maior brevidade possível, de forma a poderem ativar o novo seguro desportivo para a época 2018 logo a partir de 1 de janeiro.

A Direção da FPC manterá, na filiação de agentes, um custo único de 10 euros, que inclui o fee de inscrição, o seguro desportivo e o cartão Federativo. Nos Associados as taxas também se mantêm inalteradas em relação a 2016.

 

Inscrições na Federação Portuguesa de Canoagem na Época 2018

O processo de inscrição continuará a ser realizado através de uma página da Internet em que cada Clube terá acesso a uma área privada onde poderá não só consultar uma listagem de todos os seus agentes federados desde o início da sua actividade até proceder à revalidação automática dos agentes para a época 2017. Será possível a cada associado editar os campos referentes à sua identificação (morada, contactos, logótipo) assim como de cada agente, sempre num formulário virtual que deverá imprimir no final de cada processo.

Continuarão a existir dois processos distintos, a nova inscrição e a revalidação, sendo a última facultativa, podendo o clube optar por manter o processo manual de revalidação de agentes, embora a FPC aconselhe que este processo seja mantido online.

O processo de inscrição on-line assim como as fichas para a nova época será disponibilizado em www.fpcanoagem.pt

Informamos que em todos os processos online, antes de submeter o formulário deverão verificar se todos os campos obrigatórios estão preenchidos, caso contrário não será possível submeter os mesmos. Os campos obrigatórios serão identificados, após a tentativa de avançar no processo.

Relembramos que a impressão só será possível caso todos os campos de preenchimento obrigatório estejam completos.

O processo online é considerado válido quando o formulário é submetido e imprimido com sucesso.

 

Inscrição|Revalidação de Associados Colectivos

Inscrição

O processo de inscrição de um novo Associado Colectivo poderá ser feito segundo o processo manual ou no site das inscrições online.

Caso opte pelo processo online, deverá dirigir-se à plataforma online e na opção nova inscrição, seguir os passos da aplicação.

No final deve imprimir a ficha de inscrição de associado obtida a partir da aplicação.

Caso opte pelo processo manual deverá fazer download da ficha de inscrição de Associado em www.fpcanoagem.pt, e preencher manualmente todos os campos.

No final de ambos os processos, as fichas devem ser assinadas e carimbadas nos locais para o efeito e serem remetidas à FPC, acompanhada da acta da última assembleia-geral eleitoral. Este documento é essencial para aceitação do processo de inscrição.

 Em 2017, todos os associados serão, de acordo com o regulamento Geral de competições, enquadrados automaticamente na Associação Regional correspondente à morada da sua sede.

Após a conclusão da inscrição deste novo associado na FPC, será atribuída uma palavra-chave de acesso ao site de inscrições, podendo a partir desse momento o clube inscrever os seus agentes online.

Informamos que é obrigatório o preenchimento do campo ENDEREÇO DE EMAIL. Este endereço será utilizado para envio de toda a correspondência entre a FPC e o Clube/Associação.

 

Revalidação

Os Associados Colectivos (Clubes e Associações Regionais) que pretendam manter a actividade na época desportiva de 2017, deverão remeter à FPC, a nova ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada, acompanhada da acta da última assembleia-geral eleitoral.

Na aplicação online será possível efectuar uma impressão da nova ficha de inscrição, através da opção Revalidação|Associado, efectuando a edição directa dos campos de identificação do associado, assim como a actualização do logótipo.

Solicitamos que os campos/logótipo sejam alterados sempre que se verifiquem mudanças significativas. Estas actualizações podem ser feitas a qualquer momento durante a época desportiva.

Informamos que é obrigatório o preenchimento do campo ENDEREÇO DE EMAIL. Este endereço será utilizado para envio de toda a correspondência entre a FPC e o clube/Associação.

Em 2017, todos os associados serão, de acordo com o regulamento Geral de competições, enquadrados automaticamente na Associação Regional correspondente à morada da sua sede.

Recordamos todos os clubes que de acordo com o PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE TREINADORES todos os clubes terão de possuir um Treinador portador da Célula de Treinador de Desporto activa.

Mais informações na legislação em vigor:
Despacho n.º 5061/2010, de 15 de Março (IDP, I.P.) (DR, 2.ª Série, n.º 56, de 22/03/2010) .
Decreto-Lei n.º 248-A/2008, de 31 de Dezembro.

Um clube para ser inscrito terá obrigatoriamente de indicar qual o Treinador do seu Clube na ficha de inscrição.

A inscrição do Clube apenas será validada após recepção da ficha de inscrição do Treinador em causa e verificada a sua cédula, cuja cópia deverá ser enviada em anexo ao processo do associado.

 

Inscrição|Revalidação de Associados Individuais

Para agentes que pretendam inscrever-se como Associados Individuais em 2018.

Os associados individuais poderão também efectuar este processo de duas formas, manualmente ou online.

No processo manual, deverá ser preenchida a ficha de inscrição de Associado individual, assinada e enviada à FPC, juntamente com fotocópia do BI/CC e exame médico-desportivo devidamente preenchido e assinado pelo médico.

No processo online, deverá se dirigir à plataforma online e na opção nova inscrição, seguir os passos da aplicação. No final deve imprimir a ficha de inscrição de associado individual obtida a partir da aplicação.

No caso de ser uma revalidação, o processo manual e online será o mesmo, devendo apenas optar pela opção revalidação no processo online ou no processo manual indicar com um X a opção revalidação e colocar o número de associado.

Informamos que é obrigatório o preenchimento do campo ENDEREÇO DE EMAIL. Este endereço será utilizado para envio de toda a correspondência.

 

Inscrição|Revalidação de Agentes

 

Inscrição

Novos agentes a serem abrangidos por um Clube filiado na Federação Portuguesa de Canoagem, e que pretendem inscrever-se pela primeira vez como Atleta, Delegado e/ou Dirigente.

Este processo poderá igualmente ser realizado manualmente ou online.

Caso opte pelo processo online, deverá se dirigir à plataforma e na opção nova inscrição, seguir os passos da aplicação. No final deve imprimir a ficha de inscrição de agente obtida a partir da aplicação.

Caso opte pelo processo manual deverá fazer download da ficha de inscrição de Agentes, em www.fpcanoagem.pt e preencher manualmente todos os campos.

No final de ambos os processos, as fichas devem ser assinadas e carimbadas nos locais para o efeito e serem remetidas à FPC*, juntamente com fotocópia do BI/CC e exame médico-desportivo devidamente preenchido e assinado pelo médico.

 *No caso de clubes das regiões autónomas os processos devem ser enviados para as Associações regionais.

 

Revalidação

Agentes abrangidos por um Clube filiado na Federação Portuguesa de Canoagem em anos anteriores e que pretendem revalidar a sua inscrição.

Este processo poderá igualmente ser realizado manualmente ou online.

Caso opte pelo processo online, deverá se dirigir à plataforma online e na opção revalidação, seguir os passos da aplicação. No final deve imprimir a ficha de inscrição de agente obtida a partir da aplicação.

Caso opte pelo processo manual deverá fazer download da ficha de inscrição de Agentes, em www.fpcanoagem.pt e preencher manualmente todos os campos.

No final de ambos os processos, as fichas devem ser assinadas e carimbadas nos locais para o efeito e serem remetidas à FPC*, juntamente com fotocópia do BI/CC e exame médico-desportivo devidamente preenchido e assinado pelo médico.

*No caso de clubes das regiões autónomas os processos devem ser enviados para as Associações regionais

No processo online será possível a edição directa dos campos de identificação de cada agente, assim como a actualização da fotografia. Solicitamos que os campos sejam alterados sempre que se verifiquem mudanças significativas. Estas actualizações podem ser feitas a qualquer momento durante a época desportiva.

No processo manual, deve indicar com um X a opção revalidação e colocar o número de agente.

No caso de agentes a filiar como Canoagem de lazer, podem os mesmos ser associados Individuais ou agentes de um clube.

 

Árbitros

No caso de pretender se inscrever pela primeira vez ou revalidar a sua inscrição como árbitro, apenas o poderá fazer nesta nova época desportiva de forma manual, e através de uma ficha específica para o efeito, disponível em www.fpcanoagem.pt.

 

Mudança de Clube

Agentes inscritos na época de 2017 por um Clube filiado na Federação Portuguesa de Canoagem, que desejam revalidar a sua inscrição por outro Clube em 2018.

No processo manual apenas deverá ser indicado com um X na ficha de inscrição de Agente a mudança de clube, tudo o resto é igual ao processo de revalidação.

No processo online, ao escolher a opção revalidação, o clube deverá optar pela Mudança de clube, tendo de introduzir o número federativo do agente a revalidar, seguindo os passos da aplicação.

No caso de mudança de clube deve ser tido em consideração o regulamento de transferência em vigor, e suas aplicações.

No caso de atletas que tenham contrato de trabalho ou de formação desportivas ou que tenham representado a seleção nacional conforme previsto nos artigos 14º e 15º do presente regulamento.

Nestes casos deve ser enviado para geral@fpcanoagem.pt a documentação prevista no artigo 11º, nomeadamente o acordo de transferência entre clubes ou comprovativos do pagamento das verbas definidas no regulamento.

 

Transferência

Praticante que, após inscrição na época de 2018 por um Clube filiado na Federação Portuguesa de Canoagem, desejem transferir-se, na mesma época, para outro Clube.

Este processo deve seguir os procedimentos previstos no ponto 18º do Regulamento geral de Competições e regulamento de transferências em vigor.

Este processo deve ser realizado sempre através do processo manual.

 

Categorias para a época desportiva 2018

 

Mínimo    Nascido depois 2010 inclusive

Menor      Nascidos entre 2008 e 2009

Iniciados Nascidos entre 2006 e 2008

Infantil      Nascidos entre 2004 e 2005

Cadete     Nascidos entre 2002 e 2003

Júnior      Nascidos entre 2000 e 2001

Sénior      Nascidos entre 1984 e 1999

Veterano A Nascidos entre 1983 e 1974

Veterano B  Nascidos entre 1973 e 1964

Veterano C Nascidos após 1963

 

Documentos a enviar

 

Inscrição

-    Boletim de Inscrição (Impresso 2017) NÃO SÃO ACEITES OUTROS BOLETINS

1 Fotografia actualizada tipo passe agrafada no Boletim de Inscrição (caso não a coloque on-line). Informamos que não serão emitidos cartões Federativos cuja fotografia seja demasiado antiga.

Fotocópia Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão, ou apresentação do mesmo nos serviços administrativos da FPC para validação da data de nascimento e dados pessoais.

Ficha médica (que pode ser descarregada no site do IPJD em http://www.idesporto.pt/ficheiros/file/modelo_v0_9.pdf) *

Comprovativo da Apólice de Seguro caso não efectuem seguro desportivo pela Federação.

 

Revalidação

-     Boletim de revalidação automático (assinado pelo praticante e pelo encarregado de educação no caso dos menores de idade)

1 Fotografia actualizada tipo passe agrafada no Boletim de revalidação (caso não a coloque on-line). Informamos que não serão emitidos cartões Federativos cuja fotografia seja demasiado antiga.

Fotocopia Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão OBRIGATÓRIO SEMPRE QUE O ÚLTIMO DOCUMENTO ENVIADO SE ENCONTRE CADUCADO. O associado pode optar pela apresentação do mesmo nos serviços administrativos da FPC para validação da data de nascimento e dados pessoais.

Ficha médica (vendida nas Delegações do Centro de Medicina) *

* Exame médico desportivo apenas obrigatório para atletas e árbitros

 

Normas para Inscrição

- As assinaturas do agente deverão ser idênticas às do B.I. ou Cartão de cidadão.

-Não serão aceites fotografias em forma de fotocópia, ou que não estejam actualizadas, conforme critérios descritos no início deste comunicado.

- As assinaturas dos dirigentes do clube devem conferir com as que existem na ficha de inscrição do Clube na F.P.C./Associação.

- Os boletins que não seguirem as normas indicadas ou não estiverem preenchidos na totalidade, serão devolvidos aos Clubes/Associações.

-Caso haja falta de algum documento anexo ao processo de inscrição, o processo será devolvido. O Clube que está a inscrever os agentes poderá consultar na página de Internet da FPC todos os processos que se encontram pendentes no momento.

 

Seguro Desportivo

É obrigatória a inscrição no Seguro Desportivo para:

a) Praticantes;

b) Árbitros

c) Treinadores e Monitores;

d) Dirigentes e Delegados Desportivos.


Exame Médico Desportivo

Os exames de avaliação médico-desportiva são obrigatórios para:

a) Praticantes desportivos inscritos no regime de alto rendimento;

b) Praticantes desportivos filiados, ou que se pretendam filiar, em federações dotadas de utilidade pública desportiva;

c) Árbitros, juízes e cronometristas filiados, ou que se pretendam filiar, em federações dotadas de utilidade pública desportiva.

 

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

Decreto-Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro
Lei n.º 5/2007, de 16 de janeiro
Decreto-Lei n.º 345/99, de 27 de agosto
Lei n.º 119/99, de 11 de agosto
Decreto-Lei n.º 385/99, de 28 de setembro
Parecer da Procuradoria Geral da República N.º 74/2001, Publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 265, de 15-11-2001
Despacho n.º 25 357/2006, de 28-11-2006, publicado no Diário da República n.º 238, de 13-12-2006
Despacho n.º 11318/2009, de 4 de maio de 2009

 

Tabela de valores de filiação 2018

 

Online

Manual

Associados Colectivos (Clubes e Associações Regionais

60,00 €

120,00 €

Associados Individuais

30,00 €

60,00 €

Atletas/Monitores/Treinadores/Dirigentes/Delegados

10,00 €

20,00 €

Árbitros

 

GRÁTIS

Canoagem lazer

5,00€

5,00€

Segunda via do cartão

6,00 €

6,00 €

 

Taxas de Inscrição e Outras

Os atletas do escalão de Cadetes ou inferiores, que se inscrevam na FPC pelo primeiro ano não terão de pagar qualquer taxa de inscrição.

A falta à largada de um atleta numa competição de âmbito de Campeonato Nacional, Taça ou outro indicado pela ficha técnica da prova como prova oficial da FPC, implica o pagamento de uma multa de cinco euros, conforme estipulado no Regulamento Geral de Competições.